contato@antropologiaforense.org.br

Sobre o CONAF

APRESENTAÇÃO

O Congresso Nacional de Antropologia Forense (CONAF) é o evento mais tradicional de Antropologia Forense do Brasil, que ocorre a cada dois anos de forma itinerante pelo país. É realizado pela ABRAF – Associação Brasileira de Antropologia Forense e reúne profissionais e estudantes da área envolvidos em diversos campos de atuação da Antropologia Forense, incluindo a Perícia Criminal e a academia.

A VI edição do CONAF acontecerá nos dias 30 de julho a 02 de agosto de 2024 e representará um notável evento para divulgação de novas práticas, inovações e promoção de pesquisas nas diversas áreas envolvidas, com participação de palestrantes nacionais e internacionais. O VI CONAF será presidido pelo Perito Criminal Federal Alexandre Raphael Deitos, atual Presidente da ABRAF, juntamente com uma comissão organizadora composta por peritos, professores, alunos de graduação e pós-graduação filiados à ABRAF.

OBJETIVOS

O CONAF objetiva possibilitar aos participantes contato com os avanços científicos e tecnológicos da área, apresentar e discutir casos, oferecer oportunidades de troca de informações, atualização, networking, divulgação e muito aprendizado.

Para tanto, o VI CONAF contará com área de exposição e um anfiteatro para conferências e intercâmbio de conteúdo técnico-científico entre os participantes. Haverá também espaço reservado para cursos pré-congresso, bem como palestras e mesas redondas com pesquisadores de renome nacional e internacional e apresentações de trabalhos orais e de pôsteres com uma temática abrangente:

● Antropologia Forense;
● Medicina Legal aplicada à Antropologia Forense;
● Odontologia Legal aplicada à Antropologia Forense;
● Arqueologia Forense;
● Tafonomia Forense;
● Entomologia Forense;
● DNA e Antropologia Forense;
● Paleopatologia e Patologia Forense;
● Perícia de local de crime e Antropologia Forense;
● Perícias em imagens em Antropologia Forense;
● Microvestígios aplicados à Antropologia Forense;
● Tecnologias aplicadas à Antropologia Forense.

PÚBLICO-ALVO

O CONAF conta com a expressiva participação de profissionais atuantes na área de Antropologia Forense como Peritos Criminais, Médico-Legistas e Odontolegistas que atuam direta ou indiretamente com a análise antropológica de remanescentes humanos com finalidade forense.
Além disso, o congresso também recebe expressiva participação de entusiastas das ciências forenses, professores universitários e pesquisadores de Instituições Públicas e Privadas, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas correlatas do Brasil e de outros países.

PÚBLICO ESTIMADO

O CONAF geralmente atinge um público de cerca de 200 a 300 pessoas por edição. A VI edição tem expectativa de preenchimento da capacidade máxima do auditório que é de 280 pessoas, considerado nosso público estimado.

PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES

O VI CONAF terá programação de três dias para apresentação de palestras ministradas por grandes nomes da Antropologia Forense do Brasil e do mundo, incluindo mesas redondas em diferentes temas e palestras com tempo para discussão, além da exibição paralela de trabalhos submetidos pelos congressistas em forma de pôsteres e apresentações orais. Na véspera do congresso, haverá um dia de minicursos pré-congressos com abordagem mais minuciosa de temas importantes relacionados à Antropologia Forense. Nessa edição também acontecerá a primeira certificação da ABRAF nos dias 28 e 29 de julho de 2024.

Grandes nomes da Antropologia Forense são responsáveis por levar aos participantes do CONAF conhecimento atualizado e preciosas discussões sobre temas relacionados, contribuindo grandemente para o crescimento profissional de cada ouvinte que ali estará presente. Estão previstos em torno de 30 palestrantes nacionais e internacionais no VI CONAF.