contato@antropologiaforense.org.br

Esqueletos Infantis em Antropologia Forense: explorando as diferenças e as metodologias aplicáveis.

Com um enfoque prático, este curso abordará o estudo das ossadas infantis, destacando as diferenças em relação aos esqueletos de adultos, que influenciarão a metodologia de trabalho em contextos forenses. Além disso, serão estudados os diferentes tipos de métodos utilizados para estimar a idade, e serão aplicados os mais recomendados nos vários cenários práticos.

Carga Horária: 4 horas

Público-alvo: Médicolegistas, odontolegistas, antropólogos físicos e docentes, pesquisadores e estudantes das áreas de Anatomia, Biologia, Medicina e Odontologia.

Justificativa de proposta do minicurso: Este curso visa preencher uma lacuna crucial no conhecimento e na capacidade prática dos profissionais da área. As ossadas infantis apresentam diferenças anatômicas significativas em comparação com esqueletos adultos, o que leva a diferentes técnicas e métodos para sua avaliação em contextos forenses. É fundamental que os profissionais que pesquisam, lecionam ou trabalham com Antropologia Forense estejam familiarizados com essas diferenças para garantir uma análise precisa e sensível. Através do desenvolvimento de conhecimentos especializados e técnicas práticas, os participantes serão mais capazes de contribuir para a investigação forense e a justiça nesses casos.

Professores

Javier Irurita

Laíse Nascimento Correia Lima